terça-feira, 9 de abril de 2013

Preciso disto! É mesmo?

Se você, assim como eu, já se convenceu de que precisava muito comprar algo.. provavelmente você também tenha, assim como eu, se arrependido depois.

Pois é.
Existem vários fatores que nos levam a este tipo de consumo ineficiente. Uma parte destes fatores podem ser caracterizados por estímulos (propagandas, banners, teasers) que criam uma "necessidade" em nós consumidores para que transformemos desejo em necessidade e consequentemente em compra.

Este consumo por necessidade criada passa a ser um problema quando você se arrepende da compra, pois se dá conta que este produto não é tão pratico como sugerido (que tal Polishop?) pelos estímulos recebidos, e acabamos então guardando, descartando ou revendendo (a mais incomum das três opções) o produto.

Você que gosta de consumir: não me xingue, eu também gosto e não estou condenando ninguém que goste. Quer ver um exemplo de compra por necessidade gerada (que não foi negativa)?

A mais ou menos 24 anos atrás, um amigo do meu pai estava conversando com ele na cozinha de casa. E viu minha mãe preparando mamadeira para mim no fogão, algo absolutamente normal para época, e perguntou pro meu pai: "Vocês não tem Microondas?! A Margarida esquenta tudo no Microondas!" Haha, pronto. Meu pai só restaurou a paz dentro de casa, depois que o Microondas chegou.

Ou seja: foi sim um consumo de necessidade gerada, mas não foi algo negativo, afinal aquele mesmo microondas ainda esta em nossa cozinha (posso tirar fotos para provar!) e é usado frequentemente.

O problema que os bons exemplos são muito mais raros que os maus exemplos deste tipo de consumo. É por isto que sugiro que utilizem a recomendação da professora Ana Lídia Coutinho Galvão da Universidade Federal de Viçosa (http://goo.gl/rK6Wg) de sempre se fazer estas 3 perguntas antes de comprar:


I) Eu preciso mesmo disto? Mesmo? Desejo não é necessidade!

II) Tenho dinheiro para comprar?
Aqui entra outra dica: http://goo.gl/ncmLi
III) Precisa ser agora?

Se você responder SIM para todas as três perguntas, você diminui e muito as chances de se arrepender! 

*Caso restem dúvidas, é melhor você deixar para outra hora. (Dica do pessoal da Kaminski Avalca Consultoria Empresarial )


Outro estudo interessante relacionado é o fato da compra online apresentar uma porcentagem de arrependimento menor do que a compra presencial. Afinal, na compra online você pode facilmente ver a opinião de compradores, assistir reviews e pesquisar por preços (tudo isto sem o talento e pressão de um bom vendedor). Ainda sim, existem coisas que não consigo comprar online (ainda) haha.


Thats it ;)

Se você gostou de ler isto, acho que você iria gostar deste artigo do renomado consultor de finanças e escritor Gustavo CerbasiBlog do Coach: Somos maus consumidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário